Artigo do 57 ao 64

DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O Colégio adota o Ciclo Sequencial de Alfabetização , composto pelos três anos iniciais do Ensino Fundamental.

O Ciclo Sequencial de Alfabetização submete-se a regime de progressão continuada e não promoção automática, do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro ano, tendo a perspectiva de tratar o conhecimento do educando como processo e vivência que não se harmoniza com a interrupção, pois se encontra em processo contínuo de formação e alfabetização inicial, ressaltando-se, contudo, que há avaliação processual, formativa, participativa, contínua e diagnóstica.

Ao final do terceiro ano do Ciclo Sequencial de Alfabetização, será considerado reprovado o aluno que não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), e /ou média inferior a 6,0 (seis inteiros), na escala adotada, em cada componente curricular.

A verificação do rendimento escolar, com objetivo de promoção, compreende, a partir do terceiro ano do ensino fundamental e em todos os anos do Ensino Médio, a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade nos diversos componentes curriculares, com registro ao final de cada bimestre, em forma de notas apuradas por meio de diversos instrumentos.

Os resultados da aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio será de caráter formativo e participativo e predominando o aspecto qualitativo sobre o quantitativo, sendo adotados vários instrumentos e estratégias de progresso individual e contínuo que favoreçam o crescimento do educando, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, apresentações escritas e orais, exercícios, provas, dentre outros, levando em conta a sua adequação à faixa etária, segmento no qual está inserido e às características de desenvolvimento do educando, sendo a mesma contínua e cumulativa.

As técnicas de avaliação variarão de acordo com os objetivos específicos de cada série e segmento de ensino e dos diferentes conteúdos programáticos.

O Sistema de Avaliação do Colégio é bimestral, sendo o aluno avaliado em todas as atividades escolares, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios , prova, dentre outros.

A avaliação poderá ocorrer de forma contínua, cumulativa e diagnóstica e servirá de base para a atribuição de notas aos alunos, que serão registradas no sistema escolar, para fins de apuração do rendimento escolar.

Deverão ser utilizados diferentes instrumentos, elaborados pelo professor de acordo à adequação à sua disciplina, sob a orientação da Coordenação Pedagógica ( salvo exceções ).

Não há antecipação de qualquer atividade avaliativa durante o ano letivo, em caso de impossibilidade de realização das avaliações em data prevista, a mesma só se dará em formato de Substitutiva, conforme Contrato Social.