Regimento Escolar

Artigo do 55 ao 62

DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O Colégio adota o Ciclo Sequencial de Alfabetização, composto pelos três anos iniciais do Ensino Fundamental.


O Ciclo Sequencial de Alfabetização submete-se a regime de progressão continuada e não promoção automática, do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro ano, tendo a perspectiva de tratar o conhecimento do educando como processo e vivência que não se harmoniza com a interrupção, pois se encontra em processo contínuo de formação e alfabetização inicial, ressaltando-se, contudo, que há avaliação processual, formativa, participativa, contínua e diagnóstica, só será considerado reprovado o aluno que não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento ) de acordo com a lei vigente.


Ao final do terceiro ano do Ciclo Sequencial de Alfabetização, será considerado reprovado o aluno que não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), e /ou média inferior a 6,0 (seis inteiros), na escala adotada, em cada componente curricular.


A verificação do rendimento escolar, com objetivo de promoção, compreende, a partir do terceiro ano do ensino fundamental e em todos os anos do Ensino Médio, a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade nos diversos componentes curriculares, com registro ao final de cada bimestre, em forma de notas apuradas por meio de diversos instrumentos.


Os resultados da aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio será de caráter formativo e participativo e predominando o aspecto qualitativo sobre o quantitativo, sendo adotados como avaliação vários instrumentos e estratégias de progresso individual e contínuo que favoreçam o crescimento do educando, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, apresentações escritas e orais, exercícios, provas, projetos, debates, relatórios, seminários, dentre outros, levando em conta o seu aprendizado, sua dedicação, seu desempenho, sua criatividade, e a assimilação mínima necessária dos conteúdos no processo de ensino e aprendizagem, sendo a mesma contínua e cumulativa.


As técnicas de avaliação variarão de acordo com os objetivos específicos de cada série e segmento de ensino e dos diferentes conteúdos programáticos.


O Sistema de Avaliação do Colégio é bimestral, sendo o aluno avaliado em todas as atividades escolares, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios , prova, projetos, dentre outros.


A avaliação poderá ocorrer de forma contínua, cumulativa e diagnóstica e servirá de base para a atribuição de notas aos alunos, que serão registradas no sistema escolar, para fins de apuração do rendimento escolar.


Deverão ser utilizados diferentes instrumentos, no mínimo dois, elaborados pelo professor de acordo ao seu componente curricular , sob a orientação da Coordenação Pedagógica ( salvo exceções ).


Não há antecipação de qualquer atividade avaliativa durante o ano letivo, em caso de impossibilidade de realização das avaliações em data prevista, a mesma só se dará em formato de Substitutiva, conforme regras estabelecidas nesse Regimento Escolar.


Uma opção segura para seu filho!

Porque você e sua família merecem o melhor!

Telefone: 11 2641.6311

 Localização




 Endereço

  Rua Francisco Coimbra, 855
Penha - São Paulo-SP

  Seg à Sex das 7h às 18h

 Atendimento


Telefone:   11 2641.6311

contato@colegiojuliobotelho.com.br


     

  Entrar em Contato