Regimento Escolar

Artigos 10 e 11

OBJETIVOS DO CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental, em regime anual, estruturado em 9 ( nove ) anos, tem como finalidade a formação básica do cidadão, desenvolvendo o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável ao exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir em estudos posteriores.


O Ensino Fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:


I – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos através das competências e habilidades;


II – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;


III – A adoção e o incentivo de uma postura de respeito às diferenças, com base nos princípios e fins contidos na escolaridade básica;


IV – Exercitar a curiosidade intelectual, estimulando o aluno a investigação, reflexão, análise crítica, a elaborar e testar hipóteses para resolução de problemas e a capacidade de mudar de opinião;


V – A convivência sadia e harmoniosa diante das relações e situações vividas no Colégio, dentro e fora da sala de aula, em que estão envolvidos direta ou indiretamente todos os membros da comunidade escolar;


VI – Saber agir pessoal e coletivamente, sabendo reconhecer suas emoções e a dos outros, sendo ético , democrático, inclusivo e solidário;


VII – Estimular a capacidade de pensar com flexibilidade, valorizando os conhecimentos construídos historicamente, lidando com diversidades sociais e culturais, colaborando para uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;


VIII – O acesso dos educandos aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;


IX – A consideração dos conhecimentos prévios dos educandos, em relação à leitura e escrita para pensar situações de intervenção;


X – O planejamento de situações efetivas, em que a leitura e a escrita façam-se necessárias funcionais e/ou prazerosas para as crianças;


XI – O ajustamento do nível de desafio às possibilidades dos alunos, para que realmente tenham problemas a resolver;


XII – A eleição, por parte dos educandos, de critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida;


XIII – O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas;


XIV – A consideração de que a língua portuguesa e também a estrangeira é um dos veículos da cultura do país onde é falada, e que, portanto, carrega os valores dessa cultura;


XV – O entendimento de que a linguagem, oral ou escrita, é também uma situação de comunicação que aproxima pessoas, coloca-as em interação, define os lugares onde se fala e de quem se fala;


XVI – A reflexão da própria língua como objeto de estudo e interação da linguagem, tematizando os usos dessa língua e de que forma tais usos refletem um respeito mútuo, uma consideração pelo outro, e a realização de procedimentos de um diálogo efetivo;


XVII – O conhecimento, o respeito e a valorização das diferentes vivências culturais, experimentando novas relações com autonomia, consciência crítica e responsabilidade;


XVIII – O conhecimento e a compreensão da produção artística como expressão de identidade etnocultural valorizando a diversidade de manifestações, práticas e produções artístico-culturais;


XIX – A valorização do manejo sustentável, desenvolvendo no aluno a consciência socioambiental e o consumo responsável, como busca de uma nova relação sociedade / natureza;


XX – A utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal, digital e outros – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias.


Tópicos e Artigos

artigos 8 e 9 OBJETIVOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL artigos 10 e 11 OBJETIVOS DO CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL artigo 12 OBJETIVOS DO CURSO DO ENSINO MÉDIO artigos do 13 ao 18 NOVO ENSINO MÉDIO artigos do 19 ao 21 DO FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO artigos do 50 ao 52 DOS CONSELHOS DE CLASSE E SÉRIE artigos 60 e 61 DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL artigos do 62 ao 70 DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E NOVO ENSINO MÉDIO artigos do 71 ao 77 DO FORMATO DAS AVALIAÇÕES E NOTAS artigo 78 DA RECONSIDERAÇÃO CONTRA AVALIAÇÃO DURANTRE O PERÍODO LETIVO artigos 79 e 80 DA RECONSIDERAÇÃO E DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO artigo 81 DA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL artigo 82 DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO artigos do 83 ao 91 DA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM artigo 92 DA RETENÇÃO artigos 93 e 94 DA FREQUÊNCIA artigos 95 e 96 DA COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA artigos 97 e 98 DA CLASSIFICAÇÃO artigo 99 DA RECLASSIFICAÇÃO artigos do 100 ao 106 DA MATRÍCULA artigo 107 DAS TRANSFERÊNCIAS artigos 108 e 109 ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA artigos 110 e 111 EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS DE VIDA ESCOLAR artigos do 112 ao 115 OS DIREITOS E DEVERES DOS DISCENTES artigos 116 e 117 DAS PENALIDADES artigos 118 ao 120 DAS NORMAS DE GESTÃO ESCOLAR E CONVIVÊNCIA artigos do 121 ao 123 OS DIREITOS E DEVERES DOS PAIS artigo 125 DOS CASOS OMISSOS DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS Completo  BAIXAR REGIMENTO

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