Regimento Escolar

Artigo 12

OBJETIVOS DO CURSO DO ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio, em regime anual seriado, estruturado em 3 ( três ) anos, tem por objetivo a aquisição de conhecimento básico, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação e tem como finalidade:


I - A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;


II – A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior;


III- O aprimoramento do educando como pessoa, promovendo a formação integral do estudante, incluído valores éticos, aspectos físicos, cognitivos, socioemocionais e pensamento crítico;


IV – Estimular a curiosidade intelectual, a investigação, a reflexão, a análise crítica, a criatividade e a pesquisa como prática pedagógica para elaboração de hipóteses e construção de novos conhecimentos;


V - A reflexão da própria língua como objetivo de estudo e interação, utilizando-se de diferentes linguagens para se expressar, partilhar experiências e informações, comunicar ideias e produzir conhecimento, com respeito mútuo, promovendo um diálogo efetivo;


VI – Exercer o conhecimento, o respeito e a valorização das diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural; para entender e colaborar na resolução de problemas, agindo como protagonista na vida pessoal e coletiva;


VII – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação para produção de conhecimento e resolução de problema;


VIII – Formular ideias, argumentar com base em dados confiáveis defender decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência sócio ambiental e o consumo responsável, promovendo o cuidado consigo com os outros;


XIX – Exercer a capacidade de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão e ações, para entender e explicar a realidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.


Tópicos e Artigos

artigos 8 e 9 OBJETIVOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL artigos 10 e 11 OBJETIVOS DO CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL artigo 12 OBJETIVOS DO CURSO DO ENSINO MÉDIO artigos do 13 ao 18 NOVO ENSINO MÉDIO artigos do 19 ao 21 DO FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO artigos do 50 ao 52 DOS CONSELHOS DE CLASSE E SÉRIE artigos 60 e 61 DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL artigos do 62 ao 70 DA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E NOVO ENSINO MÉDIO artigos do 71 ao 77 DO FORMATO DAS AVALIAÇÕES E NOTAS artigo 78 DA RECONSIDERAÇÃO CONTRA AVALIAÇÃO DURANTRE O PERÍODO LETIVO artigos 79 e 80 DA RECONSIDERAÇÃO E DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO artigo 81 DA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL artigo 82 DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO artigos do 83 ao 91 DA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM artigo 92 DA RETENÇÃO artigos 93 e 94 DA FREQUÊNCIA artigos 95 e 96 DA COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA artigos 97 e 98 DA CLASSIFICAÇÃO artigo 99 DA RECLASSIFICAÇÃO artigos do 100 ao 106 DA MATRÍCULA artigo 107 DAS TRANSFERÊNCIAS artigos 108 e 109 ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA artigos 110 e 111 EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS DE VIDA ESCOLAR artigos do 112 ao 115 OS DIREITOS E DEVERES DOS DISCENTES artigos 116 e 117 DAS PENALIDADES artigos 118 ao 120 DAS NORMAS DE GESTÃO ESCOLAR E CONVIVÊNCIA artigos do 121 ao 123 OS DIREITOS E DEVERES DOS PAIS artigo 125 DOS CASOS OMISSOS DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS Completo  BAIXAR REGIMENTO

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