O novo Ensino Médio vem com a alteração pela Lei 143.415/2017, que alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino, assim como ampliou o tempo mínimo de duração do aluno na escola de 800 para 1.000 horas anuais e definiu uma organização curricular mais flexível, porém continua adotando uma Base Nacional Comum Curricular ( BNCC ).
Conforme orientação da BNCC para o novo Ensino Médio, em 2022 trabalharemos na 1ª série, com a Matriz Curricular composta por 60% do currículo referendado pelos componentes curriculares da BNCC e 40% pelos Itinerários Formativos. A projeção é de que, até o ano de 2024, esta nova organização curricular seja implantada em todas as séries, totalizando uma carga horária mínima de 3000 horas. Esta alteração curricular orientará diversas estratégias avaliativas referendadas por novos princípios educativos articulados com as Matrizes de Referência das Avaliações Nacionais.
A proposta do Novo Ensino Médio considera uma educação mais conectada com o mundo atual incentivando o aluno a ser protagonista, para isso coloca um currículo mais flexível com abordagens interdisciplinares e desenvolvendo habilidades essenciais para o trabalho e a vida em sociedade.
Propõe colocar o aluno como protagonista, ajudando a desenvolver seu autoconhecimento para que saiba identificar suas principais características e seus potenciais, assim estruturando um planejamento para o futuro, que inclui seus interesses, sonhos e objetivos, para que ele possa definir estratégias para executar o planejamento, tudo isso através do desenvolvimento do Projeto de Vida dos estudantes nos três anos do Ensino Médio.
O currículo do Ensino Médio, passa a ser composto, indissociavelmente, por Formação Geral Básica e por Itinerários Formativos, de acordo com os termos do Art. 10 da Resolução CNE/CEB Nº3/2018, que atualiza a BNCC do Ensino Médio.
I – formação Geral Básica é composta por competências e habilidades que atendem todos os pressupostos a BNCC, e é organizada por área do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
II – Itinerários Formativos é a parte flexível do currículo e de acordo com a § 1º e §2º do Art.12 da Resolução Nº3/2018 e devemos considerar as demandas e necessidades do mundo contemporâneo, estar sintonizados com os diferentes interesses dos estudantes e a sua inserção na sociedade, o contexto local.
Os Itinerários são um aprofundamento e ampliação das aprendizagens em áreas do conhecimento e devem garantir a apropriação de procedimentos cognitivos e uso de metodologias que favoreçam o protagonismo dos alunos, configurados em unidades curriculares interdisciplinares.
O Colégio oferecerá diferentes arranjos de itinerários formativos, integrados entre duas áreas de conhecimento. Os modelos de Itinerários serão organizados a partir do resultado do levantamento de interesse dos alunos, considerando os recursos físicos, humanos e pedagógicos do colégio.
Os alunos terão também uma parte de unidades curriculares comum em que serão orientados para o aprofundamento e ampliação das aprendizagens em áreas do conhecimento, garantindo assim a apropriação de procedimentos cognitivos de acordo com o Art. 12 §2º da Resolução CNE/CEB Nº3.
Os Itinerários Formativos serão trabalhados usando metodologias que favoreçam o protagonismo juvenil, sendo organizados em torno de um ou mais eixos estruturantes que são: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção e empreendedorismo, de acordo com as atividades propostas para o desenvolvimento das habilidades e desenvolvimento integral do aluno com a preparação para atuação cidadã no mundo do trabalho e na vida pessoal.
Os alunos trabalharão também com o Projeto de Vida como conteúdo obrigatório nos três anos do Ensino Médio, fundamentado na Lei 13.415/2017 a qual prevê que os currículos escolares devem considerar a formação integral do aluno e pela BNCC que, dentre dez competências gerais para a Educação Básica previstas, destaca nas competências gerais 6 e 7, a oportunidade para que os alunos construam planos futuros articulados ao mundo do trabalho e saibam argumentar, em contexto escolar e fora dele, para defender e negociar ideias, posicionando-se crítica e eticamente.
O Projeto de Vida trabalha como um eixo central ao visar ao desenvolvimento de jovens autônomos e protagonistas das próprias histórias de vida, e o professor responsável trabalhará de forma que o Projeto de Vida se articule na intenção de formar jovens capazes de tomar decisões, fazer escolhas, traçar e executar planos relacionados ao futuro, possuindo habilidades e competências relacionadas ao aprendizado socioemocional.
O trabalho deve, ainda, considerar três dimensões formativas:
Ou seja, o empreender ações que façam o jovem sair do plano das ideias e caminhar rumo à proposição de ações efetivas que lhe garantam melhores condições de vida, respeitando valores éticos e de coletividade.
O Colégio poderá trabalhar com até 20% (vinte por cento) da carga horária total com atividades realizadas à distância de acordo com §15 do Art.17 da Resolução Nº3/2018.0